O Brasil conta hoje com a quarta maior frota de helicópteros do mundo, superada apenas pelas frotas do Japão, Estados Unidos e Reino Unido. Este grande número de aeronaves vem crescendo gradativamente, abrindo oportunidades fantásticas para as pessoas interessadas em ingressar na carreira de piloto. Abaixo descrevemos os passos e requisitos para tornar-se um piloto de helicópteros.


INSCRIÇÃO
Para inscrever-se no curso de pilotagem são necessários os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia do Comprovante de Situação Militar
  • Cópia do Comprovante de Escolaridade autenticado
  • 2 fotos 3x4 recentes

Aqueles que já são pilotos devem apresentar também cópias das Licenças e CCF.

REQUISITOS
Para iniciar o Curso de Piloto Privado o aluno deve ter no mínimo 17 anos e 1º Grau completo, para Piloto Comercial exige-se o 2º Grau completo.

EXAME MÉDICO
Para iniciar as horas de vôo é necessário possuir o Exame Médico, que poderá ser realizado em qualquer Hospital da Aeronáutica. O aluno inspecionado deverá apresentar no dia de sua inspeção os sequintes exames médicos:

  • Eletroencefalograma com laudo
  • Radiografia panorâmica oral
  • Cartão de vacinas - Antiamarílica e Antitetânica
  • Mulheres - Laudo de exame ginecológico e copocitologia oncótica

INSTRUÇÃO PRÁTICA
O curso prático será realizado em helicópteros da marca Robinson, e que deverá ser realizado em um prazo máximo de dois anos, após a emissão do Certificado de Conhecimento Teórico (CCT)

É exigido um mínimo de 35 horas para PPH (Piloto Privado de Helicópteros) e 100 horas para PCH (Piloto Comercial de Helicópteros). Para aqueles que possuem licenças de PP ou PCA, com mais de 200 horas em comando, o mínimo de horas exigido pelo DAC é de 25 horas para PPH e 60 horas para PCH respectivamente.

O curso prático pode ser ministrado todos os dias da semana sendo conveniente agendar os vôos com antecedência.

O controle de horas voadas é feito pelo instrutor através de um Relatório de Vôo. Em seguida o controle é lançado e arquivado na pasta do aluno para posterior lançamento na CIV. Ressaltando que, as horas somente serão creditadas caso o aluno não possua débitos com a escola.

GROUND SCHOOL
O Ground School é um curso dinâmico e totalmente aplicado ao modelo do helicóptero que será utilizado na instrução prática. Baseia-se no Manual de Vôo quanto aos procedimentos normais, de emergência, desempenho, limitações, peso e balanciamento, etc. O Ground School se faz obrigatório para cada modelo de helicóptero antes do início das aulas práticas.

CREDENCIAL DE PILOTO-ALUNO
Para realizar a instrução prática, o aluno deverá possuir a Credencial de Piloto-Aluno, que será emitida pelo SERAC. Para isso, o aluno deverá providenciar os seguintes documentos:

  • Requerimento padrão - retirar na própria escola
  • Cópia de Exame Médico (CCF)
  • Cópia do Certificado de Ground School
  • Cópia do CCT - Certificado de Conhecimento Técnico ou Comprovante de que o aluno foi aprovado nos testes preliminares da Escola (neste caso solicitar para a escola teórica)

Os procedimentos descritos acima somente se aplicam aos solicitantes de uma licença de piloto privado que não possuam qualquer outra qualificação da aeronave.

CHECK - AVALIAÇÃO FINAL
O aluno deverá solicitar pessoalmente seu check junto ao SERAC IV - Serviço Regional de Aviação Civil de São Paulo, assim que o chefe dos instrutores o declarar apto. Entergando a documentação no SERAC, o aluno receberá uma Autorização de Check, a qual deverá ser entregue ao checador no dia do vôo.

ADAPTAÇÃO EM OUTROS EQUIPAMENTOS
Para realizar a adaptação é necessário fazer o Ground School do equipamento e um mínimo de 5 horas de vôo e, posteriormente o vôo de Check.

PREÇO DO CURSO
A HCR possui, além dos custos normais do curso, pacotes promocionais com vantegens para os alunos. Consulte-nos para saber mais detalhes sobre os cursos.

Se você quer tornar-se um Piloto de Helicópteros ou habilitar-se em outras aeronaves venha voar conosco !

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